Cake is NOT able to connect to the database

Se você está tentando instalar o CakePHP pela primeira vez, provavelmente deve estar se perguntando como resolver o problema de falha na conexão com o SGDB. Neste artigo você saberá como!

Este é um erro recorrente no processo de instalação deste Framework.

A verdade é que este não é um problema do CakePHP, mas da configuração do seu servidor SGDB: Por diversas razões o servidor SGDB não pode ser configurado para utilizar  a porta padrão 3306, sendo assim, é escolhida uma outra porta de valor aleatório e que já não esteja em uso; como o CakePHP tenta por padrão conectar-se a porta 3306, ocorre o erro – muito comum para usuários que utilizam pacotes WAMP portáteis como o Server2Go, pois estas aplicações atribuem portas aleatórias ao servidor MySQL.

Para solucionar o problema é necessário adicionar a porta correta ao arquivo de configuração de banco de dados da sua aplicação CakePHP (“app/config/database.php”):

class DATABASE_CONFIG {

    var $default = array(

        'driver' => 'mysql',
        'persistent' => false,
        'host' => 'localhost',
        'port' => #7188
        'login' => 'nomedousuario',
        'password' => 'senha',
        'database' => 'nomedobancodedados',
        'prefix' => '',

    );
}

Para descobrir qual a porta que está sendo utilizada, visualize o arquivo de configuração do MySQL (“/mysql/my.ini”):

port=7188

Natural de Salvador-BA, é graduado em Analise de Sistemas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal, 2003), e Especialista em Engenharia de Software pela Universidade Salvador (2010).

2 ideias sobre “Cake is NOT able to connect to the database

  1. temist

    olá, já verifiquei no mysql e a porta esta a padrão mesmo, no caso a porta 3306, usuario e a senha esta correto, tenho um outro sistema funcionando ok, somente o cake esta com este problema não conecta na base de jeito nenhum, diz “Erro: Verifique que você criou o arquivo: pcg3Configdatabase.php” o arquivo esta lá e as configurações estão corretas, e acesso o phpmyadmin normalmente, não sei mais o que fazer, obrigado.

    Responder
  2. Charles Pazini

    Amigo, preciso que o Cake rode no oracle… Aqui na empresa so usamos oracle. Pode me ajudar?! Uso a versão 2.8.3 mas se for preciso passo a usar a 3.x. em tempo, meu php é o 5.4.x. nesse caso nao posso subir a versão o php pois roda em IIs6. 🙁

    Tenho solução ou desisto?!

    Desde já muito grato!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *