Iniciar MS-DOS aqui!

A modificação de registro do windows que mais uso é a que faz ser possível abrir uma sessão do MS-DOS em uma determinada pasta rapidamente.

O Padrão do Windows é iniciar a sessão na pasta do usuário ativo. Por exemplo: digamos que seu usuário seja "João", a sessão do MS-DOS irá iniciar em "C:Documents & SettingsJoão", depois você precisa ir mudando as pastas até chegar ao diretório que deseja utilizar esta sessão.

Que tal adicionar um atalho ao Windows Explorer para que a sessão do MS-DOS possa iniciar já na pasta desejada?

Siga os passos a seguir:

    1º) Clique no botão "iniciar"
    2º) Clique na opção "executar"
    3º) Digite "regedit" e clique no botão "OK"

Isso irá abrir o Editor de Registro.

    1º) Vá para a chave: HKEY_CLASSES_ROOTDIRECTORYSHELL
    2º) Crie uma chave (pasta) chamada: "cmdhere" (HKEY_CLASSES_ROOTDIRECTORYSHELLCMDHERE)
    3º) No valor Padrão digite: "Iniciar MS-DOS Aqui", esse será o nome do atalho que irá aparecer na pasta quando se clicar com o botão direito sobre ela.
    4º) Crie uma nova chave chamada: "command" (HKEY_CLASSES_ROOTDIRECTORYSHELLCMDHERECOMMAND)
    5º) No valor Padrão desta, digite: C:WindowsSystem32cmd.exe /k cd "%1"

Pronto, abra uma nova janela do Windows explorer, clique em uma pasta com o botão direito e verá "Iniciar MS-DOS Aqui", quando clicar verá que a sessão ativa já será aberta na pasta desejada.

Mas caso você deseje abrir a sessão em uma unidade de disco e não em um diretório? realize a mesma operação acima, só que você irá criar a chave "CMDHERE" e a "CMDHERECOMMAND" na chave: HKEY_CLASSES_ROOTDIRECTORYSHELL

Natural de Salvador-BA, é graduado em Analise de Sistemas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal, 2003), e Especialista em Engenharia de Software pela Universidade Salvador (2010).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *