Configurando uma instância LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP) na Amazon Lightsail

O objetivo deste artigo é mostrar o passo a passo de como configurar uma máquina LAMP de forma simples e rápida para que você possa hospedar seu Site/Aplicativo na Nuvem.

Amazon Lightsail

Apesar da Amazon oferecer o serviço EC2, muitas vezes você precisa de um servidor simples de configurar para hospedar sites leves e que não será necessário uma infraestrutura complexa para mantê-lo. Para esses casos temos o Amazon Lightsail, opção mais barata do mercado, se comparado a Digital Ocean e Google Compute Engine.

1) Crie sua conta no Amazon Lightsail;
2) Efetue Logon;
3) Clique no botão “Criar instância”;
4) Na página “Crie uma instância”, selecione a localidade, dentre as disponíveis, mais próxima do seu público alvo. Eu na maioria das vezes deixo a opção padrão selecionada (Ohio, Zona A – us-east-2a);
5) No item “Selecione uma imagem de instância”, eu seleciono “Linux/Unix”;
6) Agora, “Selecione um esquema” “Somente SO”: “Amazon Linux”.

Muita gente prefere selecionar o Ubuntu; Eu prefiro a distribuição da Amazon por dois motivos: ela já vem com alguns softwares da Amazon habilitados, e por que essa Distro – segundo a própria Amazon – é otimizada para a infraestrutura da empresa o que permite que ela em determinadas situações seja até 25% mais rápida que outras distros do Linux.

7) Deixe os outros itens sem alterações, inclusive o plano de 3,50 USD por mês (primeiro mês grátis) habilitado, afinal este é o primeiro mês do seu serviço e ele ainda não precisa de uma máquina potente.

8) No item “Identifique sua instância” dê o nome para a sua máquina. Aqui darei o nome de “Teste”. Nesta opção ainda aprece “x 1”; Isso significa que você irá criar apenas uma máquina com essa configuração.

9) Clique no botão “Criar Instância” e sua nova máquina linux será criada. O Lightsail permite apenas a criação de 2 instâncias por usuário.

Amazon Linux

Apache HTTPD

MySQL

Continua em breve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *