Telnet

Telnet é um protocolo de rede na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicação baseada em texto interativo bidirecional usando uma conexão de terminal virtual. Os dados do usuário são intercalados em banda com informações de controle Telnet em um byte de conexão 8-bit de dados orientado sobre o Transmission Control Protocol (TCP).

Este protocolo provê acesso a interface de comando em um servidor remoto. utilizado hoje em dia para diagnóstico em outros protocolos: SMTP, HTTP, FTP, POP3, etc.

Usa TCP porta 23

Ele está em desuso, por causa de problemas de segurança: não há encriptação de dados por padrão; e não há autenticação entre os hosts. Para substitui-lo, foi criado um protocolo mais seguro, chamado SSH.

Resolução de Questões de Concursos Anteriores

Correios – Analista de Sistemas – 2011 – CESPE
A ferramenta denominada Telnet foi desenvolvida com as características de uma aplicação cliente/servidor.
Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

Telnet é um protocolo cliente-servidor usado para permitir a comunicação entre computadores ligados numa rede (exemplos: rede local / LAN, Internet), baseado em TCP.

Ainda, segundo o Professor João Antônio do EVP: “TELNET é uma ferramenta (e um protocolo) para controle remoto (acesso remoto) a servidores. Se baseia, sim, no modelo CLIENTE/SERVIDOR, pois há uma aplicação servidora (programa servidor) e há um programa cliente.”

ABIN – Agente Técnico de Inteligência – 2010 – CESPE
Quando um serviço telnet está habilitado, ele funciona, por padrão, na porta 23, com o protocolo TCP.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

CODESP-SP – Analista de Sistemas – 2010 – FGV
Quando se têm instalados em um microcomputador os protocolos da arquitetura TCP/IP, automaticamente é disponibilizado um recurso que representa um programa de emulação remota, permitindo que se acesse e opere um computador a distância, como se estivesse localmente. Esse recurso é conhecido por

a) extranet.
b) usenet.
c) bitnet.
d) telnet.
e) vinet.

RESPOSTA: D

Detran-ES – Analista de Sistemas – 2010 – CESPE
O usuário de uma aplicação TELNET deve substituí-la por aplicações mais seguras quanto ao roubo de informações.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

DPU – Assistente Social – 2010 – CESPE
Usando a ferramenta Telnet, pode-se verificar se uma máquina está ou não no ar, e até mesmo obter o endereço IP dessa máquina.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

IBGE – Analista de Sistemas – 2010 – CESGRANRIO
Após realizar a instalação do Apache em uma máquina com UNIX, um usuário resolveu testar o servidor Web. O trecho abaixo apresenta o resultado obtido na tela do usuário após executar um comando do UNIX.

Trying 127.0.0.1..
Connected to 127.0.0.1. 4: Escape character is ‘^]´.
GET / HTTP/1.0
HTTP/1.1 200 OK
Date: Mon, 26 oct 2009 07:30:33 GMT
Server: Apache/2.0.18 (Unix)

Com base no que foi exposto, qual dos comandos padrões do UNIX foi utilizado pelo usuário?

a) httpd
b) top
c) grep
d) telnet
e) finger

RESPOSTA: D

Prodam-AM – Analista de TI – 2010 – FUNCAB
Sobre comandos Telnet no ambiente Windows, é INCORRETO afirmar que:

a) o comando “o prodam 44” conectará o seu computador a um computador chamado “prodam” usando a porta 44

b) o comando “close” fecha uma conexão Telnet existente.

c) “WILL AUTH”, “WILL TERM TYPE” e “LOCALECHO off ” são alguns dos parâmetros do comando “Display”.

d) é recomendado usar o tipo de terminal VTNT se estiver executando aplicativos comuns de linha de comando.

e) o comando “quit” sai doTelnet.

RESPOSTA: C

Gabarito está incorreto.

Segundo o site da Microsoft:

O Telnet é um programa baseado em texto que pode ser usado para conexão com outro computador via Internet. Com ele, é possível acessar programas e serviços no computador remoto, como se você estivesse sentado na frente dele.

A tabela a seguir descreve os comandos que podem ser usados no Cliente Telnet.

open ou o: Estabelecer uma conexão Telnet com um computador host ou servidor remoto. Você pode usar o comando completo, open, ou abreviá-lo a o simplesmente. Por exemplo, o redmond 44 conectará o seu computador a um computador chamado redmond usando a porta 44.

close ou c: Fechar uma conexão Telnet existente. Pode ser combinado com um nome de host ou número de porta. Por exemplo, c redmond 44 fecha a conexão com o servidor remoto redmond na porta 44.

display: Exibir as configurações atuais para o Cliente Telnet.

Digite display para obter uma lista de parâmetros operacionais atuais. Se você estiver em uma sessão Telnet (conectado a um servidor Telnet), para modificar os parâmetros, pressione Ctrl+] para sair da sessão. Para retornar à sessão Telnet, pressione Enter. Estes são os parâmetros operacionais disponíveis:

  • WILL AUTH (Autenticação NTLM)
  • WONT AUTH
  • WILL TERM TYPE
  • WONT TERM TYPE
  • LOCALECHO off
  • LOCALECHO on

quit ou q: sair do Telnet.

set: Definir o tipo de terminal para a conexão, ativar o eco local, definir a autenticação como NTLM, definir o caractere de escape e configurar o registro em log.

  • SET NTLM ativa NTLM: Enquanto estiver usando a autenticação NTLM, se você estiver conectando a partir de um computador remoto, não será solicitado a digitar um nome de logon e uma senha.
  • SET LOCALECHO ativa o eco local.
  • SET TERM {ANSI|VT100|VT52|VTNT} define o tipo de terminal como o tipo de terminal apropriado. Você deverá usar o tipo de terminal VT100 se estiver executando aplicativos comuns de linha de comando. Use o tipo de terminal VTNT se estiver executando aplicativos avançados de linha de comando, como .
  • ESCAPE + Caractere define a sequência de teclas a ser usada para alternar de sessão para modo de comando. Por exemplo, para definir Ctrl+P como o caractere de escape, digite set escape, pressione Ctrl+P e, em seguida, pressione Enter.
  • LOGFILE Nome_do_Arquivo define o arquivo a ser usado para registrar as atividades do Telnet. O arquivo de log deve estar no computador local. O registro em log começa automaticamente quando esta opção é definida.
  • LOGGING ativa o registro em log. Se não houver nenhum arquivo de log definido, será exibida uma mensagem de erro.

unset: Desative o eco local ou defina autenticação para o prompt de logon ou senha.

  • UNSET NLM: desativa o NLM.
  • UNSET LOCALECHO: desativa o eco local.

Status: Determine se o Cliente Telnet está conectado.

Ctrl+]: Mover para o prompt de comando do Telnet a partir de uma sessão conectada.

Enter: Ir para a sessão conectada (se houver).

?/help: Exibir informações de Ajuda.

Banco do Brasil – Escriturário – 2009 – CESPE
São exemplos de tecnologias empregadas nas plataformas Windows e Linux para estabelecimento de conexões remotas com computadores: Telnet, SSH, VNC e WTS (Windows Terminal Services), entre outras. A tecnologia Telnet é suportada nas plataformas Windows e Linux, enquanto a tecnologia WTS não é suportada na plataforma Linux. Já a SSH não é uma ferramenta nativa para a plataforma Windows.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

MEC – Administrador de Redes – 2009 – FGV
Para funcionamento normal, os serviços e protocolos da camada de aplicação utilizam os protocolos TCP e UDP da camada de transporte. Nessa atividade, empregam portas conhecidas e identificadas por um número padronizado.

Nesse sentido, as portas 23 e 160 são empregadas, respectivamente, pelos serviço e protocolo da camada de aplicação:

a) DNS e SNMP.
b) DNS e SMTP.
c) TELNET e HTTP.
d) TELNET e SNMP.
e) TELNET e SMTP.

RESPOSTA: D

STJ – Técnico Judiciário – 2008 – CESPE
O protocolo telnet, utilizado em servidores Linux, pode se integrar com serviços de autenticação de usuários por meio do LDAP.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Certo

Acesso a web via proxy autenticado no LDAP

  • O mesmo pode ser feito com o serviço Samba, ou seja, os usuários nas estações windows irão se logar com o mesmo login e senha do proxy e login linux;
  • Os usuarios dos outros servidores linux podem fazer autenticação em um único diretório;
  • Outros serviços linux como imap, pop, ssh, telnet e outros, também têm o mesmo suporte.
MPE-GO –Analista de Redes – 2005 – CESGRANRIO
No TCP/IP os serviços de FTP e Telnet estão associados, respectivamente, às portas:

a) 15 e 21
b) 15 e 23
c) 21 e 15
d) 21 e 23
e) 23 e 21

RESPOSTA: D

TER-AL –Analista Judiciário – 2004 – CESPE
O uso do Telnet está restrito a sistemas UNIX, uma vez que, em ambientes Windows 2000, a emulação de terminal é feita por meio de interfaces gráficas (terminal services), que não são suportadas pelo Telnet.

Certo ou Errado?

RESPOSTA: Errado

Errado, o Telnet funciona sim em ambientes Windows 2000!!

TER-RJ – Analista Judiciário – 2001 – NCE-UFRJ
Na Internet, a aplicação que oferece o serviço de terminal virtual é:

a) DNS;
b) FTP;
c) TELNET;
d) TIP;
e) SMTP.

RESPOSTA: C

Tags:

telnet windows, porta telnet, comando telnet, telnet port, telnet linux, telnet windows, telnet o que, habilitar telnet, telnet online, telnet tres lagoas, telnet online, telnet o que é

comandos telnet router tp-link, Sobre o comando Telnet, principais comandos do telnet, comandos dentro do telnet, comandos basicos cisco, comandos telnet cisco, comandos telnet router, comandos telnet linux, comandos telnet windows, comandos telnet fiberhome, comandos telnet, comandos do telnet, o comando telnet, Telnet (Protocol), comandos de rede, o comando tracert, comando telnet del, adcionar rota

comandos do telnet, de, red, del, ms-dos hacks, CMD, english, school project, star wars, therapist, eliza, Command-line Interface (Computing Platform), Project, Windows, School, Star, First, Tutorial, utilizando, hackear, hack, prompt, terminal, user, linux, command, dos, Mikrotik, SSH, Terminal, RouterOS, SafeMode, System, Print, adcionar rota, /ip Route, leomikrotik, MUM, ContractTI, videotutorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *